segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Brasil de Lula e Dilma :fiscalização e controle como nunca antes.

Brasil de Lula e Dilma :fiscalização e controle como nunca antes.



Fiscalização e controle
CGU torna-se agência anticorrupção, fiscaliza 
órgãos públicos federais e visita milhares de municípios

No início da Governo Lula, com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU), o Brasil foi dotado de um órgão estruturado e permanente de fiscalização, com auditores qualificados e técnicas modernas de controle. Com status de ministério e vinculada diretamente à Presidência da República, a CGU logo se tornou uma verdadeira agência anticorrupção.
Desde sua criação, até o primeiro semestre de 2014, a CGU fiscalizou 2.144 municípios (38% do total dos municípios brasileiros) e a aplicação de cerca de R$ 21 bilhões em recursos da União, por meio do Programa de Fiscalização por Sorteio Público. Os auditores viajam até as cidades sorteadas – independentemente do partido ao qual pertença o prefeito – e visitam obras, escolas, hospitais, postos de saúdes, residências de beneficiários de programas sociais e demais locais onde haja aplicação de dinheiro público, para verificar a correta destinação dos recursos.
Os resultados das fiscalizações, conforme o caso, são encaminhadas para a Polícia Federal, o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União (TCU) e os ministérios responsáveis pelo dinheiro repassado, e podem ser acessados por qualquer cidadão no site da CGU.